A INDÚSTRIA CULTURAL EM ADORNO
O pensamento de Theodor Ludwig Wiesengrund Adorno (1903 – 1969) foi fundamental na história contemporânea da humanidade, uma vez que ele conseguiu trazer à tona os problemas que o capitalismo criava na sociedade européia, senão, em outras nações. A filosofia adorniana carrega em si o significado da transformação da sociedade através do progresso enquanto projeção de um futuro diferente do presente no tempo em que as pessoas vivem, até mesmo, sob a condição de insegurança quanto aos resultados obtidos.
Para ele, e aos demais filósofos da chamada Escola de Frankfurt, a mudança da realidade social, torna a filosofia com suas teorias em críticas, isto é, o intento de revisão para os grupos sociais é a chave das reflexões que regem os pensadores desta Escola, alicerçada sobre os pensamentos do materialismo histórico de Marx.
O conceito nuclear que comanda a filosofia de Adorno, e também de seu mestre Horkheimer é a crítica à cultura de massas[1]. Essa crítica foi e é essencial para a necessidade da análise, sob o ponto de vista social, da situação do ser humano diante do modo de produção hegemônico do capitalismo sobre os países e em todos os aspectos da civilização ocidental: a religião, o lazer, a cultura, a educação, a inter-relação com as outras pessoas, a economia, as leis, etc.
A cultura de massas é a definição para um modelo de produção mecanizado de bens culturais, cujo objetivo é a venda destes, com a justificativa de que os homens possuem necessidades próprias e que esses bens, de alguma maneira, satisfazer-lhes-ão. Os donos dos meios de produção em série justificam essa atitude de venda de bens culturais como sendo uma demanda por parte dos trabalhadores, quando na realidade, tal procura ao acesso a esses bens é manipulada, isto é, não é própria do ser humano, mas, que lhes fora uma imposição do sistema de mercadorias.
O ser humano, dentro dessas condições consideradas normais para os parâmetros sociais aceitáveis, fica em uma situação desprivilegiada, pois a sua relação consigo mesmo e para com os demais fica prejudicada, na medida em que o processo de racionalização, ou seja, a técnica ganhando mais espaço e as relações humanas de convívio, perdendo seu papel essencial da manutenção da sociedade.
Esse declínio da função social das relações humanas é uma característica marcante evidente da época em que os filósofos da Escola de Frankfurt vivenciaram, e que não é diferente nos dias atuais. É cada vez mais evidente a ciência contemporânea com toda a sua tecnologia, comandando as relações humanas, seja na forma de concorrência dos produtos de tecnologia de ponta, seduzindo as pessoas para adquirirem tais mercadorias, ou na obrigação de o indivíduo a se adequar aos novos padrões de consumo, como no caso daquelas pessoas que tem por obrigação, a estar “na moda”.
Adorno propõe à realidade uma noção de progresso que não agrida os direitos de as pessoas contestarem as idéias vigentes dentro do paradigma atual. Para ele, é mais que claro, a importância inegável do antagonismo dos conceitos, porque é com a presença deles é que a civilização ocidental irá evoluir. E, quando Adorno e Horkheimer colocam a arte como a solução, senão, a redenção da humanidade, significa dizer que a saída para os dramas da humanidade está no próprio homem, porque ele criou a arte, e com ela, a possibilidade de expressar sua conduta e seus desejos para com um mundo que receba de volta os valores humanos raptados pela evolução técno-científica. [1] Adorno percebeu que a mídia não se voltava apenas para suprir as horas de lazer ou dar informações aos seus ouvintes ou espectadores, mas fazia parte do que ele chamou de industria cultural. Um imenso maquinismo composto por milhares de aparelhos de transmissão e difusão que visava produzir e reproduzir um clima conformista e dócil na multidão passiva.
PARA FIXAR:
1) Por que a filosofia de Adorno é tida como essencial para o pensamento contemporâneo?
2) Qual o significado da filosofia adorniana?
3) Qual o conceito nuclear da filosofia de Adorno? Explique.
4) O que é cultura de massa?
5) Qual o proposta de Adorno para superação dessa cultura de massa?
6) Cite exemplos diários dessa cultura de massa e qual a sua sugestão para que essa "padronização" e "comercialização" da cultura não aconteça.
PARA FIXAR:
1) Por que a filosofia de Adorno é tida como essencial para o pensamento contemporâneo?
2) Qual o significado da filosofia adorniana?
3) Qual o conceito nuclear da filosofia de Adorno? Explique.
4) O que é cultura de massa?
5) Qual o proposta de Adorno para superação dessa cultura de massa?
6) Cite exemplos diários dessa cultura de massa e qual a sua sugestão para que essa "padronização" e "comercialização" da cultura não aconteça.
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